A paz entre Muçulmanos Negros é Nacional-socialistas 

Síntese extraída do artigo “When George Lincoln Rockwell, Elijah Muhammad, and Malcolm X shared the same stage”, de William H. Schmaltz a onde são retratados a aproximação entre militantes nacional-socialistas do American Nazi Party e negros islâmicos da Nation Of Islam. Tendo como foco duas ocasiões em específico: 25 de Junho de 1961 e 25 de Fevereiro de 1962, a onde ocorreu a criação da uma certa concordância de objetivos entre ambos os grupos no critério referente a relação racial. Artigo: ''When George Lincoln Rockwell, Elijah Muhammad, and Malcolm X shared the same stage''.


Uma das missões mais importantes que o ANP realizou no verão de 1961 foi uma tentativa de formar uma aliança com os muçulmanos negros e seu líder, Elijah Muhammad. Desde o seu início o ANP [Partido Nazista Americano em inglês] se referia aos afro-americanos como "crioulos" e afirmava a premissa de que eles eram mentalmente inferiores aos brancos, mas George Lincoln Rockwell¹ ficou interessado com a idéia de uma coalizão, nazistas e muçulmanos negros poderiam ser aliados, uma vez que ambos procuravam o mesmo objetivo, ou seja a separação das raças. Rockwell disse para seus seguidores a respeito de Muhammad: Ele reuniu milhares de pessoas sujas, imorais, bêbadas, preguiçosas e repulsivas sarcasticamente chamadas de ''crioulos'' e inspiro-os para se tornarem limpos, sóbrios, trabalhadores, honestos, dignos dedicados e admiráveis seres humanos apesar de sua cor... Muhammad sabe que a mistura é uma fraude judaica e só leva ao agravamento dos problemas que é supostamente resolveria... Eu tenho conversado com os líderes muçulmanos e estou certo de que um plano viável para a separação das raças poderia ser efetuado contento todos os interessados, exceto os agitadores comunistas-judeus.

Cooperação de muçulmano negro com Rockwell e a Ku Klux Klan foi além da ideologia e retórica. Havia implicações práticas. Tal como homólogos dos racistas brancos, Elijah Muhammad acreditava que as relações sexuais inter-raciais eram moralmente depravadas e geneticamente destrutiva, o sexo inter-racial provoca "ruínas'' e destrói um povo. Retórica à parte, ele queria estabelecer uma trégua entre racistas e suas mesquitas no sul. Para este fim, ele enviou Malcolm X para Atlanta para acompanhar um ministro muçulmano local, para uma reunião secreta com os membros da Ku Klux Klan. Ambos os lados discutiram as relações raciais. Malcolm descreveu o movimento de integração como uma conspiração judaica realizado por palhaços negros. As partes formaram uma questão principal: um pacto de não-agressão. Se os muçulmanos não ajudassem o movimento dos direitos civis no Sul, as mesquitas não seriam perturbadas.

No domingo 25 junho 1961 Rockwell e dez stormtroopers² foram convidados a participarem de um comício na Arena Black Muslim, Uline em Washington. Eles assistiam com surpresos os comboios de ônibus fretados a qual chegavam centenas de passageiros desembargando para a reunião na arena. Os nazistas antes de entrarem no recinto, foram revistados na pela Fruit Of Islam, homens bem-vestidos de aparência severa como se fossem guardas de uma Gestapo.

A guarda especial que recebeu Rockwell e seus stormtroopers, os escoltaram para lugares perto do centro do palco a onde ficaram rodeado por oito mil muçulmanos negros. Rockwell foi cercado por jornalistas negros, que queriam saber sobre seus pensamentos a respeito daquela situação. Ele disse aos jornalistas que considerava os muçulmanos "nazistas negros." Afirmando: eu estou plenamente em sintonia com o seu programa e tenho o maior respeito por Sr. Elijah Muhammad. O líder nazista, apenas indicou sua única discordância com os muçulmanos, sobre a questão do território. ''Eles querem um pedaço da América e eu prefiro que eles voltem para a África."

Os nacional-socialistas teriam estado bastante impressionados com a organização do evento, sobretudo com relação à disciplina dos seus guardas que permaneciam junto ao auditório. O lema da ocasião ficou por conta de Malcolm X: ''Separação ou morte!''.

Agora já em uma segunda ocasião em 25 de Fevereiro de 1962, Rockwell em companhia de outros membros do Partido Nazista Americano foram até anfiteatro internacional de Chicago, no onde 12 mil negros estavam reunidos para convenção do "Dia do Salvadores"³.  Após o discurso de Malcolm X, Rockwell foi convidado a falar. Vestido em um uniforme nazista, ladeado por dois guarda-costas stormtroopers, ele disse à platéia que estava orgulhoso de estar diante deles e que ele considerava Elijah Muhammad o ''Adolf Hitler'' dos homens negros. Ele perguntou à platéia se as organizações negras precisavam de lideranças judaicas explorando o seu povo a multidão de muçulmanos gritaram "NÃO"!

Rockwell prosseguiu em seu discurso: “Vocês bem o sabem que nós nos referimos a vocês como crioulos. Mas, digam-me honestamente: não é melhor confrontar a um homem branco honesto, que diz cara a cara o que pensa, ao invés de outros que falam pelas costas? Vocês acreditam que irão ganhar algo ao realizar acordos com um bando de brancos covardes, que agem tais como cobras? Ou com os liberais que à frente de vocês todos, dizem que os amam, mas em reuniões privadas, os excluem de tudo o que podem? Não tenho medo de estar aqui e digo-lhes com toda sinceridade o quanto não me agrada a miscigenação, e que deverei combatê-la até a morte. Mas ao mesmo tempo, farei tudo o que estiver ao meu alcance para o honrado Elijah levar adiante seu plano de concretizar uma terra para os negros na África. Eijah está certo: separação!”. Durante o discurso alguns membros da platéia resmungaram e vaiaram, mas Elijah Muhammad e seus assessores o aplaudiram. Em seguida os pensamentos de Rockwell foram publicados na edição de abril de 1962 do jornal Muhammad Speaks.

No Abril do mesmo ano, Elijah, em uma entrevista, previra que Rockwell seria ferido por próprias pessoas brancas, por conta da profundidade do que defendia. E fez a seguinte observação, ao recordar o evento que viabilizaria uma possível aliança: “Que importância há se eles [nacional-socialistas] são brancos? Se nos dizem a verdade, por que deveríamos recusá-las? Permaneceremos ouvindo-os e os aplaudindo!.


Considerações

Do ponto de consideração tática uma organização como a Nação do Islã era visivelmente mais agradável aos racistas, em conta de sua filosofia de rejeição ao integracionismo. Isso evitaria fricções, facilitando o trabalhando de manter  as duas comunidades raciais em posição distanciada.  Apesar de haver uma similaridade de propostas é o esboço de uma aproximação tanto o Partido Nazista Americano quanto a Nação do Islã  não se dispuseram  a concretizar uma aliança formal, devido ao fato que ambos os lados nunca reservariam confiança na lealdade na parceria, sabendo que tal coalização seria instável é se romperia bruscamente no primeiro momento de divergência.


Nota

George Lincoln Rockwell nascido em 1918 serviu a Marinha Norte-americana a onde combateu na 2° Guerra Mundial é posteriormente na guerra da Coréia. Profundamente ressentido com o avanço do movimento pelos direitos civis funda em 1959 o Partido Nazista Americano. Após ouvir o militante negro Stokely Carmichael bradar a expressão ''Black Power'' criou em contra-partida o uso do termo '' White Power''. Foi assassinato em 1967 por um ex-companheiro de partido.

Stormtroopers ''Tropa de Assalto'' versão copiada dos paramilitares do partido nazista alemão a Sturmabteilung mais conhecida pela abreviatura SA.

Dia dos Salvadores reunião anual a onde os membros da Nação do Islã prestam homenagens aquele tido como o fundador da própria organização Wallace Fard Muhammad e a seu discípulo Elijah Muhammad.

Fruit of Islam constitui em uma ramificação com características milicianas composta somente por homens. Agindo como uma força de segurança ficando a cargo da proteção das propriedades é eventos da Nation Of Islam.

Malcolm X rompe com Elijah Muhammad e abandona a Nação do Islam em 1964, realiza a Hajj até a Meca da onde retorna renegando muito das idéias que defendia no período em que era ministro porta-voz do movimento muçulmano negro.

Nação do Islã permanece ativa nos dias atuais sobre a liderança de Louis Farrakhan. Mesmo moderando suas posições continua a ser uma das organizações de inspiração no nacionalismo negro mais antigas dos EUA.




Kassan 01/02/2012

Nenhum comentário: